Discos de Vinil - Vinyl Records - Disques Vinyles - Vinyl Schallplatten - Discos de Vinilo - Виниловые пластинки - 黑膠唱片 - Vinyl Monumentis



CHECK THE VINYL CULT NEW PLACE

»»»»» HERE «««««

VISITEM O NOVO ESPAÇO DO CULTO DO VINIL





2011/06/22

Doutorados em FM, Atrium e Asia. O quê?

À semelhança da nova vaga de emigração vivida pelos nossos patrícios, os Atrium, pretendem conquistar o mercado internacional. Porquê? Porque para as “cabecinhas pensadoras” e criadoras das airplays das rádios generalistas, alguns géneros musicais são fronteiras estabelecidas e isoladas, que separam o que é comercial (de qualidade dúbia) do que para tais criaturas, é desinteressante para o ouvinte por ser rotulado de muito elaborado e por cada faixa ter extenso tempo de duração. Por esse motivo, não admira que bandas com história escrita e firmada no rock progressivo e com numerosos hits, apenas são recordados temas de curta duração, como: «Another Bick in the Wall (part 2)» (Pink Floyd), «Owner of a Lonely Heart» (Yes) ou «Invisible Touch» (Genesis). Canções emblemáticas dos álbuns «Foxtrot», «Selling England by the Pound» ou «The Lamb Lies Down on Broadway» (Genesis), «Meddle» ou «Animals» (Pink Floyd) e «Drama» (Yes) são relegados pelos “doutores” do FM. Ciente disso, a banda de Cascais, através do circuito independente de promoção, distribuição e venda, tem dado a conhecer «2011», álbum de estúdio editado em Março, o qual foi apresentado na Aula Magna, no período de aclimatação para os Asia.

Iniciando a actuação com uma parte de um tema a incluir no próximo álbum, Rui Godinho (voz e teclas), Pedro Cravo (guitarra), Carlos Martins (baixo) e Sérgio Campos (bateria), não acusaram a responsabilidade de proceder às individualidades que fizeram parte dos Buggles, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson e dos Yes. Durante a estada em palco, os ATRIUM prenderam a atenção do auditório, pautando por sonoridade idêntica ao registo discográfico e excelente captação sonora. No final de «Citizen of the World», sentiam-se felizes pela aceitação do público que desconhecia a obra do grupo e pelo privilégio raro, de assegurar a primeira parte do tão aguardado concerto, agendado para a última Sexta-feira primaveral do ano.
Ao som de chuva, de relâmpagos e de órgão de igreja, eis os ASIA em palco, interpretando «I Believe» e «Only Time Will Tell», onde o ritmo é demarcado pelo baixo de John Wetton, com projecção de imagens do video-clip, datado de 1982. Decorridos cinco temas, o virtuoso Steve Howe, fica sozinho no palco para oferecer um recital de guitarra acústica, o qual foi bem recepcionado pela assistência. Seguiu-se «Don´t Cry», somente com Wetton e Geoff Downes com 8 sintetizadores (actuando em pé de costas para o público), com a assistência a formar um enorme coral para entoar o refrão.

A prestação dos Ásia, evoluiu e cresceu a partir do décimo tema, «Wildest Dreams». Interligando a composição e a improvisação, como se ambas fossem de fácil coabitação, em «The Heat Goes On», Carl Palmer presenteou-nos com um magnífico solo de bateria de 10 minutos, que nunca pecou por excessivo ou monótono. Com grande amplitude de movimentos, o baterista que tocou com dois bombos, coloca uma baqueta sobre o prato de choque e, com a outra desfere o ritmo no mesmo prato, sem provocar a queda da baqueta em descanso. Durante o solo repleto de liberdade e habilidade, uma espectadora disse: “entre aquela grandiosa bateria, se tivesse mais tambores e pratos para tocar, nenhum lhe escapava, porque ele trata a bateria por tu”. Generoso, o público brindou o instrumentista com vénias. “Vamos tocar a última música – «Sole Survivor» – o nosso tema preferido”, anuncia o suado e agradecido Palmer.
A actuação que se prolongou por 1h45m, sem deslumbrar, cumpriu, com a temperatura a subir em «Heat of the Moment», 16º tema do alinhamento que preencheu o encore, com um final assegurado à capella, entre o público e Wetton, despedindo-se com a seguinte frase: “obrigado pela fantástica noite que nos proporcionaram”.


Blá-blá-blà: Ghost4u
Tiro ao boneco e Penetra habitual: *©OsMi©_KeY§*_®
2011-VI-20

Sem comentários: